Indicação nº 192 de 01 de Junho de 2022
JUSTIFICATIVA
Tendo em vista que a mencionada Rua existe á décadas e infelizmente ainda não foi denominada causando enormes prejuízos e constrangimento aos moradores do local. Da mesma forma será prestada uma justa homenagem a ilustre Sra. IRENE COELHO CAMARGO, que tanto contribui para o desenvolvimento de nosso Município. Em anexo fotos, croqui e documentos do local.
Histórico da homenageada Sra. Irene Coelho Camargo.
Nascida em 03 de abril de 1922 em Santos, São Paulo, foi a primogênita de Anthero Alberto Coelho e Arminda Leal Coelho. Em sua juventude, na cidade vizinha de Cubatão, completou seu curso primário e alfabetizou muitas crianças. Foi o começo do exercício de sua vocação: cuidar do próximo.
Ainda em Cubatão, conheceu o grande amor de sua vida, o jovem engenheiro Gumercindo de Godoy Camargo. Mudaram-se para a cidade de São Paulo, para o bairro de Santa Cecília, onde conceberam e criaram seus três filhos: Maria Lucia, Maria Estela e Carlos Alberto Camargo.
Em São Paulo, morando a poucos quarteirões da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia, teve a oportunidade de prestar auxílios voluntários em enfermagem, sendo frequentemente convocada por profissionais da Saúde para cuidar de enfermos, assistindo-os com a administração cuidadosa de remédios e de injeções.
Seus cuidados eram amplos aos necessitados. Como membro da Arquiconfraria Feminina da Igreja do Sagrado Coração de Maria, por exemplo, ensinava e costurava àqueles com menos condições sociais. Honesta, religiosa e enérgica, especialmente dedicada à educação de seus filhos e netos, não poupava esforços e preocupações na criação de bons cidadãos. Quando viúva, aumentou sua devoção à Família e aos desprotegidos, por meio da Igreja Católica.
Muito habilidosa e dedicada, ficou reconhecida neste tradicional bairro que escolheu como lar. Em Santa Cecília, não media atenção aos amigos que conquistou ao longo de sete décadas. Uma de suas últimas grandes obras foi a organização da cerimônia de inauguração da primeira Delegacia do Idoso, assistindo-os em suas necessidades básicas.
Em sua senescência, apreciava passar longos períodos junto a seus filhos na cidade de Ibiúna, onde encontrava a serenidade contemplação de seus feitos.